Café Sabor das Palavras: paixão de família

O casal Larissa Garcia (23) e Rafael Krempser (25), além de namorados, são parceiros no empreendimento Sabor das Palavras, negócio que funciona atualmente com a venda de cafés artesanais produzidos no Sul de Minas Gerais. Criado este ano em Juiz de Fora (MG), o Sabor das Palavras surgiu a partir da tradição da família de Larissa, que trabalha com produção de café em Campo Belo (MG). A prática, que começou com o bisavô da estudante e foi repassada para as outras gerações, atualmente, fica por conta do pai e do tio de Larissa, que realizam o plantio, colheita e todas as etapas até a venda das sacas. Em 2012, a mãe e a tia de Larissa resolveram abrir uma microempresa para vender também o pó de forma artesanal na própria região.

Na mesma época, Larissa se mudou para Juiz de Fora para fazer faculdade, e, alguns anos depois, conheceu o namorado Rafael, que a incentivou a vender o produto a cidade e se tornou parceiro na empreitada. “Por ser um café puro e de qualidade, a aceitação foi rápida e as vendas se tornaram um sucesso, o que nos motivou a ampliar o negócio. Fomos apoiados pelas nossas famílias, e decidimos criar nossa própria marca, preservando a essência e inovando em atendimento e ideias”, conta Larissa.

De acordo com a estudante, a proposta do café Sabor das Palavras é unir café e amor, expressos desde a produção até a embalagem. “Degustar o sabor marcante da bebida e de palavras de afeto e carinho. Inicialmente, as vendas e entregas são feitas pelo próprio casal. Por enquanto, a embalagem leva o nome da fazenda e da região. Em breve, teremos o nosso registro com Sabor das Palavras. A meta do futuro é ter um espaço físico acolhedor, aconchegante e agradável para receber todos os tipos de público para um bom café”, planeja Larissa.

Apesar do empreendimento não estar relacionado diretamente ao jornalismo, área de atuação de Larissa, ela acredita que estratégias comunicacionais podem ser pensadas e aplicadas ao negócio: “investimos por ser um ramo da família que também une nossas paixões. É um projeto que queremos ver crescer e ser duradouro”, diz. O empreendimento está presente nas redes sociais, no Instagram e no Facebook, e, futuramente, Rafael e Larissa planejam manter um site institucional e de vendas.

“Estar online é extremamente importante para um marca, pois além de ser uma forma de divulgação, é um canal direto de contato com clientes para, principalmente, ouvir feedbacks”, fala a estudante.

Como estão em fase inicial, o período é de planejamento, de fazer testes e pesquisas, além de levantar recursos financeiros para sustentar o projeto. “Essa é uma dificuldade, pois o contexto econômico não é favorável e requer cautela”, pontua Larissa. Os desafios também são inserir a marca do mercado, conquistar e fidelizar clientes. Entretanto, a empreendedora afirma que produto tem um diferencial pelo fato de o café ser a bebida mais vendida no mundo e há séculos ter caído no gosto da população: “além disso, diante de marcas com baixa qualidade no produto, muitas pessoas têm preferido cafés diferenciados. Assim, temos a oportunidade de conseguir firmar e crescer como empresa do ramo”.

A empreendedora conta que eles não têm a pretensão de gourmetizar o produto inicialmente: “temos uma linha excelente de café puro, artesanal, 100% arábica, torrado e moído, com preço acessível a todos”. Por fim, Larissa acredita que é importante não ter medo e investir no sonho: “desafios e obstáculos existem, mas é preciso persistência para alcançá-lo. Planeje e crie metas a curto e longo prazo, valorize as conquistas diárias”, completa.

E, você? Gostou dessa história? Conhece alguém que tem seu próprio negócio e tem vontade de contar sua trajetória? Fale com a gente! Estamos no Facebook e também no Instagram! Você tem vontade de empreender também? Se inspire nos nossos personagens semanais! A série continua na próxima terça-feira!

Deixe um comentário