Falamos bastante aqui no blog sobre como o marketing digital pode ajudar nas vendas, e agora vamos falar como ele também pode colaborar com o relacionamento com o cliente. Você sabe o que é CAC? E o que é LTV? Pois é, essas siglas são importantes na hora de trabalhar o relacionamento com o cliente e avaliar se as ações de fato trazem retorno financeiro adequado para a empresa.
O que é CRM?
CRM é a sigla em inglês para gerenciamento de relacionamento com o cliente. Pode contribuir com o planejamento de ações adequadas ao bom relacionamento, levando em conta a organização para reduzir custos e aumentar a lucratividade do negócio. Para você, é mais barato manter clientes ou adquirir novos?
CAC – Custo de aquisição de cliente
Já parou para pensar quanto custa para sua empresa adquirir um cliente? Então, é o que esse indicador chave de performance mostra! Para calculá-lo, é necessário somar o investimento em vendas com o investimento em marketing e dividir pelo número de clientes conquistados.
Veja esse exemplo: Suponhamos que sua empresa investiu R$5.000 nos setores de marketing e vendas e conquistou 10 novos clientes. Seu CAC é de R$500.
Não existe um número certo para todos os negócios, mas, para entender se o CAC está bom ou não, é preciso se ater ao valor que o cliente gasta com você e o quanto você despendeu para adquiri-lo.
LTV – Lifetime value
Quanto cada cliente vale para a sua empresa? O LTV mede o total de ganho que você fatura com cada cliente!
Veja o exemplo: Suponhamos que você tem um negócio por assinatura, e seu ticket médio é de R$100. Normalmente, seus clientes permanecem com a empresa por 14 meses. Assim, seu LTV é de R$1.400.
Trabalhar com esses dados em conjunto ajuda você a ter um controle da saúde da empresa na área de marketing! Quer saber se você está tendo o retorno adequado? Veja como calcular o ROI aqui.
Dicas de CRM
Para cada negócio, é necessário apostar na estratégia mais adequada. Entretanto, existe uma base comum. Se o objetivo é melhorar o relacionamento com os clientes, por exemplo:
1- Em primeiro lugar, entenda quem são os clientes. Com isso, é possível pensar em maneiras de falar com esses clientes de forma a atender o que necessitam.
2 – Segmentar é sempre uma boa dica. Tem clientes que só compram determinado produto? Sabe quais são suas dúvidas? Produza material específico para eles. Atenção é importante.
3 – Mandar o conteúdo certo é importante, porém saber o momento certo de mandar também!
4 – Estar nas redes sociais também é interessante. Determine em quais redes seus clientes estão, qual a linguagem adequada, e produza materiais relevantes.
Quer saber exatamente como montar uma boa estratégia? Leia nossos textos! Produzimos um guia básico de marketing digital disponível aqui! Sabe o que é inbound marketing? É uma metodologia que pode auxiliar também no relacionamento com cliente! Veja o texto na íntegra aqui!
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